No mundo do desenvolvimento de softwares existem inúmeros termos e nomenclaturas que acabam confundindo nossa cabeça ou que nos deixam completamente perdidos. Mas, como amantes da tecnologia e engajados na missão de disseminar o conhecimento de nosso ramo, trouxemos para vocês um tema pra lá de interessante… O que é “IDE” e como ele permite um desenvolvimento mais rápido de softwares.
Primeiramente é importante entendermos o que de fato significa esta sigla. IDE, ou “Ambiente de Desenvolvimento Integrado”, é, de forma prática, um software que permite aos desenvolvedores escrever, depurar e testar códigos para várias linguagens de programação.
Os IDEs se tornaram extremamente populares entre todos os desenvolvedores, pois tornam a criação de um software muito mais dinâmica e fácil, unindo várias funções e combinando diversas ferramentas diferentes em uma única interface gráfica do usuário e em um único aplicativo, permitindo uma maior produtividade e eficiência ao desenvolver um código.
Em termos gerais, toda IDE oferece: editor de código, compilador, depurador e, em alguns casos vão além, fornecendo também recursos como realce de sintaxe e conclusão de código, o que facilita a leitura e produção destes, tornando o desenvolvimento muito mais simples e dinâmico.
Além disso, os IDEs geralmente oferecem plugins, que adicionam recursos e flexibilidade, tornando-os personalizáveis de acordo com as necessidades do cliente ou projeto em que você está trabalhando.
Dito isso, podemos listar algumas das principais vantagens em utilizar um IDE na hora do desenvolvimento de programas ou softwares:
- Tornar o desenvolvimento mais rápido, fácil e eficiente;
- Personalização do seu próprio espaço de trabalho por meio de plugins que atendam suas necessidades;
- Detecção de erros de sintaxe ao longo do código ou até sugestões de soluções acerca dos erros detectados;
- Recursos e atalhos úteis, que aceleram o desenvolvimento.
Outro ponto muito interessante sobre o uso de IDEs são as que funcionam no formato de “software como serviço” (SaaS) baseado na nuvem, ou seja, você pode acessá-las e utiliza-las de qualquer lugar!
Além disso, ao utilizá-las neste meio, não existe a necessidade de realizar o download do software e a configuração de ambientes e dependências locais. Assim, os desenvolvedores conseguem contribuir imediatamente com os projetos a serem desenvolvidos com uma enorme facilidade.
Um IDE torna o desenvolvimento mais rápido e eficiente, oferecendo suporte para realce de sintaxe, conclusão de código, gerenciamento de projetos e muitos outros recursos, acelerando sua dinâmica de trabalho e permitindo focar na tarefa principal.
Se você está procurando uma maneira de escrever código mais rápido, um IDE é sua ferramenta!
E aí, achou este tema interessante? Aqui produzimos inúmeros conteúdos semelhantes para amantes do mundo da tecnologia e do desenvolvimento de softwares, por isso, continue acompanhando nosso perfil nas redes sociais e nossos blogs mensais.
Nossa maior paixão é tornar processos mais simplificados e melhorar a dinâmica de trabalho de sua empresa, o que fazemos através de soluções 100% personalizadas. Se você ou sua empresa necessita de um sistema exclusivo para otimizar sua mão de obra, conte com a Marttech!